Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Que musica é esta? - Ajuda

Alguem me pode ajudar a identificar a ária cantada por Pavaroti hoje no programa da A2 "Que musica é esta?", e que teve por tema a morte.
Maldita gripe, espirrei no preciso momento em que o locutor apresentava a peça.

Obrigada

Re: Que musica é esta? - Ajuda

Ontem, ouvi Pavarotti, - por sinal, de maneira não tão apropriada ao dramatismo desta ária como a de outros cantores que a têm gravado - no lamento de Federico, da ópera “A Arlesiana”, de Francesco Cilea. Não fala de morte mas do desespero causado por uma desilusão amorosa que a personagem quer esquecer, num sono profundo como o de um seu parente ou vizinho que, por ser deficiente mental, “innocente”, não tem desgostos que lhe tirem o sono:

“E la solita storia del pastore. Il povero ragazzo volea raccontarla e s’addormi. E nel sonno l’oblio: comme l’invidio!

Ach’io vorrei, = Também eu quisera
Dormir cosi = Dormir assim,
Nel sono almen’, = No sono, ao menos,
L’oblio trovar = O olvido achar.
La pace sol = A paz sozinho
Cercando io vo: = Quero ir procurando
Vorrei anch’io, = Queria também eu,
Tutto scordar. = Tudo esquecer.
.....................”

Seria esta?
É natural que tenha erros por eu não possuir o libreto e só a conhecer de ouvido. A grafia do italiano é um problema: nunca sei quando as letras são dobradas. Mas talvez haja, por aqui, um italiano de boa vontade que queira ter a bondade de corrigir-me.
É que, tal como os computadores italianos não têm corrector ortográfico de português, também os nossos o não têm para todas as línguas.

Experimente www.dictionary.com

Ou outros no género. Pode também tentar obter o corrector ortográfico para italiano. Tudo se consegue...

Re: Experimente www.dictionary.com

Muito obrigada! Deu-me uma boa ideia, para quando eu necessitar, não de um dicionário, que os tenho, mas de um corrector automático.
Fui procurar, com o Google, e encontrei vários, todos pagos como, p.ex:
http://www.flip.pt/docs/ContratoFLiP4.pdf

Re: Re:

Suponhamos que usa gatesware...
Não sou eu quem a vai incentivar a praticar pirataria, mas repare que se conhecer alguém que tenha no seu PC ficheiros *.lex e mssp*.dll, mshy*.dll, msth*.dll,etc., e se esse alguém lhe fornecer esses ficheiros, ficará com o corrector no seu PC. No seu caso, um dos ficheiros que necessita é o «msgr2it.dll» ou «msgrit32.dll», salvo erro.
Não sou, longe disso, um entendido em gatesware, mas se calhar a instalação dum idioma novo até é gratuita, através de download a partir da própria gateslândia.
Boa sorte.

Re: Re: Re:

Muito obrigada. Quando conhecer alguém na posse de tão precioso bem, não me esquecerei de solicitar a partilha.
Saudações musicais piratas.
Ana Maria