Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Não o recomendo

Eu por acaso fui aluno do José Gil não o recomendo a ninguém. Faz parte do tal Portugal que crê, no seu delírio pós-ontológico, transcender. Não transcende: está imbricado nele e é protagonista dele. Da pior forma. Tal como em Heidegger não basta o "paleio". Há que (re)conhecer o contexto existencial, sociológico e político de quem escreve e a "encenação conceptual" da qual participa. Não existe pensamento independente de quem o produz.

Recomendo o recital do Artur Pizarro, esse sim, um grande pianista mundialmente reconhecido (e não só "eleito" por uma revista francesa...) como todos sabem.

Hoje quinta-feira no Teatro S. Luiz.

http://criticademusica.blogspot.com

Re: Não o recomendo

Recomendo eu, e chamo a atenção para o comentário que do tipo de opiniões como a sua fez o Sérgio Azevedo recentemente no seu blog, blog que consulto entre outros. Dos bons. Além disso, também conheço o seu blog e é péssimo, vou lá para me divertir! você nem escrever português sabe! Com que direito critica um filósofo importante dessa maneira rasca, se você nem sabe alinhavar duas frases com um pouco de estilo? (já nem falo dos erros básicos, acentos, etc). Por alguma razão no seu blog não permite comentários alheios. Deviam ser lindos! Podia arriscar-se a ter de andar a apagar dezenas deles todos os dias, sabe, daqueles comentários que chamam nomes aos blogistas incautos como "ignorante", "cretino", "convencido", etc. E repare: não fui que os disse...

Re: Re: Não o recomendo

Francamente... Não vale a pena responder-lhe e o erro foi começar a participar neste local onde se passeia gente como o senhor. Não vale a pena dizer-lhe o que estudei, com quem estudei e o que fiz e o que faço. Recomendo-lhe simplesmente um psicanalista. Ou talvez um psiquiatra. O seu caso parece ser grave...
Já agora se quiser (uma vez que deve passar as suas horitas a matar a solidão pela net...) tente ler alguma coisita em: psicanalises.blogspot.com
Também não dá para colocar comentários mas dá para você tentar talvez inutilmente dissecar o seu terrivel problema. Dá-me pena mas já lhe disse com quem tem de ir ter. Felicidades.

Re: Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Olá, caro Virgílio Marques!
Tome cuidado não venham os espíritos mal intencionados insinuar que é familiar ou até heterónimo do autor desse livro.
Mais imprópria do que a vaidade de um autor que procura, a todo o custo, saber o que diz, da sua obra, a opinião pública, é a rudeza dos invejosos que nada de jeito são capazes de mostrar, e só sabem perseguir esse vaidoso que, tal como os vendedores da Lisboa antiga, tem de apregoar, bem alto, a sua mercadoria, para arranjar mais clientes.
Eu cá, quando não me apetecia ouvir aqueles, fechava a janela: só leio as mensagens quando elas parecem interessar-me. E este concerto, se não fosse à noite, haveria de saber-me bem! Até gostei de ler o anúncio que pode ser útil a alguém com mais forças do que eu.
Em fóruns de música estrangeiros, os músicos costumam fazer propaganda das suas composições e audições: os outros, ou se calam ou agradecem e desejam boa sorte, embora não vão assistir. Quando anunciei uma palestra que vou fazer, sobre poesia, alguns músicos estrangeiros aplaudiram, pediram-me que citasse poemas portugueses, e até me enviaram links, dos seus países, sobre o assunto; se algum ficou com inveja, não se meteu na conversa. Só nesta piolheira é que se tem de ter cuidado com quem anda aqui para tentar mandar nos outros, sem ter esse direito. Se não se gosta ... põe-se na borda do prato - diz o nosso povo.
Também há, exageros que me incomodam porque me preocupam, como o ver elogiar desmedidamente uma criança muito dotada, como que cercando-a e tapando-lhe os olhos, para levá-la a seguir a carreira musical, sem a deixar reflectir, à vontade, sobre se será esta a sua verdadeira vocação. Mas, como não tenho nada com isso, não vou intrometer-me: refiro-o porque vem, agora, a propósito. Sou contra a crítica destrutiva que não ajuda e só incomoda.

Re: Re: Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Bem, meus caros, não sabia que incomeodava tanto alguns a publicidade a...concertos clássicos, uma vez que este forum é disso que trata. Como se pode naturalmente perceber, quer por razões de tempo quer pelas outras óbvias, não me compete a mim anunciar os concertos dos outros, os outros que o façam por eles, têm este forum aberto, tal como eu o tenho, à borla, sim senhor, e porque não? Ao publicitar um concerto as pessoas poderão ir vê-o e depois discuti-lo, não é para isso que serve um forum?

Ao mesmo tmepo, se em Portugal temos de ser nós por vezes a fazer publicidade é porque não temos managers de carreira ou agentes como noutros países com uma vida cultural mais acesa, o que faz de nós, artistas, ao mesmo tempo criadores e apregoadores da nossa "mercadoria". Porém, o que é que incomoda o senhor "Ronaldo"? O título do meu post não engana ninguém, é um anúncio de concerto. Porque o leu então? Porque perdeu tempo se já sabia o que ia conter e ainda teve tempo para protestar contra a minha "publicidade" (e como se no concerto não houvessem outros compositores até...que eu publicito "de borla" ao publicitar o concerto na sua integralidade)?

Estas invejas, pois é disso que se trata aqui, não me incomodam minimamente, e em geral, como sabem, nem lhes respondo. Porém, uma vez que todas as outras vozes aqui se levantaram contra tão estúpido post, tenho pelo menos de vir à liça agradecer os meus "defensores", que, no fundo, não são defensores meus, são apenas pessoas inteligentes que gostam de saber, como diz o Virgílio Marques, o que se vai passando pelas salas de concerto, aqui ou noutro lugar, ou músicos que querem saber o que está este ou aquele compositor a fazer. Eu gosto de o saber, e tal como publico as minhas actividades, pesquiso e procuro as dos outros, por é pena é não existirem mais!

P.S. - Já agora, também li, muito antes de se falar dele, o livro do Gil, e acho-o fantástico, uma boa continuação das opiniões de Fernando Pessoa sobre o atraso atávico do nosso país. Derrotista? Um pouco, mas por vezes é no meio da pior calamidade que as massas se levantam e dizem não. Por vezes é preciso bater no fundo. Viu-se...



Cumprimentos a todos, inclusive ao "Ronaldo", será o jogador? Tal como esse (o verdadeiro) disse do Pélé, este Ronaldo (o do post), "quando esá calado é um poeta..."


Sérgio & Azevedo Inc. (Sabonetes & Outros Produtos de Limpeza)

Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Aproveito para perguntar se álvaro Texira foi, como eu, ao concerto do S. luiz do Artur Pizarro, e tristemente cancelado no princípio da 2ª parte ao 4º toque de telemóvel.
Repugnante a falta de respeito que temos perante os outros, a música e os músicos.

País de pelintras, novos ricos que vão a alguns concertos ão por amarem a música, mas porque é fino. Parolos!

Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Eu por acaso não pude ir, mas quando li o que aconteceu achei inacreditável, mesmo já tendo acontecido neste país e estarmos onde estamos. Inacreditável!

Fui ao concerto sim e já escrevi: http://criticademusica.blogspot.com

Nada mais tenho a acrescentar.
Esperem pela entrevista.

Re: Fui ao concerto sim e já escrevi: http://criticademusica.blogspot.com

Fui ao blog do sr. Álvaro Teixeira e li a entrevista ao Artur Pizarro. Havia a certa altura uma referência muito pouco simpática a um compositor contemporâneo português. Comentei com uns amigos que também leram, mas agora reparei que a referência foi alterada por "áquele nosso conhecido..." [sic]

Gostaria de conhecer as razões que levaram Álvaro Teixeira a rever a entrevista, e as que o não levam a alterar o diálogo tornando-o mais agradável à leitura, tirando os "pás", etc.

Acho que é brilhante

Por acaso li essa entrevista à medida que foi sendo posta online. Acho que o Álvaro Teixeira é espontâneo e os pás são fruto disso. Marca a diferença entre a formalidade a que nos habituaram os média tradicionais e a frescura que os blogs e a net introduziram. Li quase todas as entrevistas que lá estão. Deveriam estar mais organizadas porque dá muito trabalho encontrá-las. Achei brilhante a maneira desorganizada mas inteligente como são conduzidas. Alguém me contou que um dia o ouviram discutir com uma miúda junto ao camarim de uma artista famosa porque ele não levava guião para a entrevista e a rapariga achava aquilo inacreditável e nada profissional. Pessoalmente acho brilhante o trabalho que ele desenvolve no blog com o qual não deve ganhar um cêntimo como a generalidade dos bloguistas.
Quanto ao nome do compositor também achei curioso tê-lo retirado. Talvez seja simplesmente para evitar polémicas estéreis como diz na discussão que manteve com um músico que não se identificou (ou se o fêz talvez lhe tenha pedido para não ser identificado públicamente). Ou porque não ache fundamental aparecer o nome do compositor visado. Talvez tenham chegado à conclusão, ele e o pianista, que não deveriam discriminar pejorativamente pessoas. Não me parece que isso seja importante. Importante é que o Álvaro Teixeira continue essa colaboração tão fundamental para a vida cultural portuguesa.
Como foi no tempo em que o vimos em programas como Outras Músicas e Forúm Musical a dirigir um grupo que fazia música contemporânea e que desapareceu não sei se por motivos pessoais ou institucionais. Gostaria que me explicasse porque abandonou o trabalho musical que foi tão bem recebido pelos músicos e pelos programas musicais de grande qualidade que existiam nessa época. Se algum dia lêr estas linhas receba os cumprimentos deste leitor ainda que atónito por ter abandonado o seu trabalho de criação e produção musical. Deve ter tido motivos muito fortes ou será que perdeu a inspiração de um dia para o outro? Se chegar a ler esta posta mas não lhe apetecer responder não ficarei melindrado. Receba os cumprimentos sinceros.

Re:Eu acho que é um pão

E deixa-te de andar com miúdas imbecis.

Volta a pedir-me o numero que eu dou-te isso e tudo.

Imbecil é você sua pseudo-artista.

Quero ver o seu trabalho no futuro... Há-de ser daquelas que ele vai escrever semana após semana (claro que isto é ficcão e ele nunca porá os pés nos seus recitaizinhos sem importância): "... a intérprete tem virtualidades... mas neste recital, talvez devido a má disposição condicionada por um certo mal estar mensal, não tocou uma nota certa". Tadinha!

Isto começa a dar outra vez

Arranquem os cabelos umas ás outras e desenbuchem que isto por cá precisa é de animação.

Re: Isto começa a dar outra vez

Mal se fala de merda neste forum, aparecem logo as moscas. O problema é que "merda e moscas" aparecem sempre juntas, por isso, qual é mais merda, a merda ou as moscas? Porque é que não falar da merda de que tanto gostam, para o cabeleireiro, em vez de conspurcarem este forum de cada vez que alguém diz alguma coisa inteligente? Faz-vos má impressão a inteligência? Às moscas o que é das moscas, às pessoas o que é das pessoas. Bem faz o Álvaro Teixeira em não permitir comentários no seu blog e muito bem fazem os que o permitem mas apagam a merda como esta. Infelizmente neste país, de cada vez que um espaço é aberto à discussão aparecem sempre as moscas. Quem gere este forum devia apagar imediatamente tudo o que não dissesse respeito exclusivamente às artes, acabavam-se logo as moscas.