Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Olá, caro Virgílio Marques!
Tome cuidado não venham os espíritos mal intencionados insinuar que é familiar ou até heterónimo do autor desse livro.
Mais imprópria do que a vaidade de um autor que procura, a todo o custo, saber o que diz, da sua obra, a opinião pública, é a rudeza dos invejosos que nada de jeito são capazes de mostrar, e só sabem perseguir esse vaidoso que, tal como os vendedores da Lisboa antiga, tem de apregoar, bem alto, a sua mercadoria, para arranjar mais clientes.
Eu cá, quando não me apetecia ouvir aqueles, fechava a janela: só leio as mensagens quando elas parecem interessar-me. E este concerto, se não fosse à noite, haveria de saber-me bem! Até gostei de ler o anúncio que pode ser útil a alguém com mais forças do que eu.
Em fóruns de música estrangeiros, os músicos costumam fazer propaganda das suas composições e audições: os outros, ou se calam ou agradecem e desejam boa sorte, embora não vão assistir. Quando anunciei uma palestra que vou fazer, sobre poesia, alguns músicos estrangeiros aplaudiram, pediram-me que citasse poemas portugueses, e até me enviaram links, dos seus países, sobre o assunto; se algum ficou com inveja, não se meteu na conversa. Só nesta piolheira é que se tem de ter cuidado com quem anda aqui para tentar mandar nos outros, sem ter esse direito. Se não se gosta ... põe-se na borda do prato - diz o nosso povo.
Também há, exageros que me incomodam porque me preocupam, como o ver elogiar desmedidamente uma criança muito dotada, como que cercando-a e tapando-lhe os olhos, para levá-la a seguir a carreira musical, sem a deixar reflectir, à vontade, sobre se será esta a sua verdadeira vocação. Mas, como não tenho nada com isso, não vou intrometer-me: refiro-o porque vem, agora, a propósito. Sou contra a crítica destrutiva que não ajuda e só incomoda.

Re: Re: Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Bem, meus caros, não sabia que incomeodava tanto alguns a publicidade a...concertos clássicos, uma vez que este forum é disso que trata. Como se pode naturalmente perceber, quer por razões de tempo quer pelas outras óbvias, não me compete a mim anunciar os concertos dos outros, os outros que o façam por eles, têm este forum aberto, tal como eu o tenho, à borla, sim senhor, e porque não? Ao publicitar um concerto as pessoas poderão ir vê-o e depois discuti-lo, não é para isso que serve um forum?

Ao mesmo tmepo, se em Portugal temos de ser nós por vezes a fazer publicidade é porque não temos managers de carreira ou agentes como noutros países com uma vida cultural mais acesa, o que faz de nós, artistas, ao mesmo tempo criadores e apregoadores da nossa "mercadoria". Porém, o que é que incomoda o senhor "Ronaldo"? O título do meu post não engana ninguém, é um anúncio de concerto. Porque o leu então? Porque perdeu tempo se já sabia o que ia conter e ainda teve tempo para protestar contra a minha "publicidade" (e como se no concerto não houvessem outros compositores até...que eu publicito "de borla" ao publicitar o concerto na sua integralidade)?

Estas invejas, pois é disso que se trata aqui, não me incomodam minimamente, e em geral, como sabem, nem lhes respondo. Porém, uma vez que todas as outras vozes aqui se levantaram contra tão estúpido post, tenho pelo menos de vir à liça agradecer os meus "defensores", que, no fundo, não são defensores meus, são apenas pessoas inteligentes que gostam de saber, como diz o Virgílio Marques, o que se vai passando pelas salas de concerto, aqui ou noutro lugar, ou músicos que querem saber o que está este ou aquele compositor a fazer. Eu gosto de o saber, e tal como publico as minhas actividades, pesquiso e procuro as dos outros, por é pena é não existirem mais!

P.S. - Já agora, também li, muito antes de se falar dele, o livro do Gil, e acho-o fantástico, uma boa continuação das opiniões de Fernando Pessoa sobre o atraso atávico do nosso país. Derrotista? Um pouco, mas por vezes é no meio da pior calamidade que as massas se levantam e dizem não. Por vezes é preciso bater no fundo. Viu-se...



Cumprimentos a todos, inclusive ao "Ronaldo", será o jogador? Tal como esse (o verdadeiro) disse do Pélé, este Ronaldo (o do post), "quando esá calado é um poeta..."


Sérgio & Azevedo Inc. (Sabonetes & Outros Produtos de Limpeza)

Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Aproveito para perguntar se álvaro Texira foi, como eu, ao concerto do S. luiz do Artur Pizarro, e tristemente cancelado no princípio da 2ª parte ao 4º toque de telemóvel.
Repugnante a falta de respeito que temos perante os outros, a música e os músicos.

País de pelintras, novos ricos que vão a alguns concertos ão por amarem a música, mas porque é fino. Parolos!

Re: Re: Concerto dia 12 no São Luiz

Eu por acaso não pude ir, mas quando li o que aconteceu achei inacreditável, mesmo já tendo acontecido neste país e estarmos onde estamos. Inacreditável!

Fui ao concerto sim e já escrevi: http://criticademusica.blogspot.com

Nada mais tenho a acrescentar.
Esperem pela entrevista.

Re: Fui ao concerto sim e já escrevi: http://criticademusica.blogspot.com

Fui ao blog do sr. Álvaro Teixeira e li a entrevista ao Artur Pizarro. Havia a certa altura uma referência muito pouco simpática a um compositor contemporâneo português. Comentei com uns amigos que também leram, mas agora reparei que a referência foi alterada por "áquele nosso conhecido..." [sic]

Gostaria de conhecer as razões que levaram Álvaro Teixeira a rever a entrevista, e as que o não levam a alterar o diálogo tornando-o mais agradável à leitura, tirando os "pás", etc.

Acho que é brilhante

Por acaso li essa entrevista à medida que foi sendo posta online. Acho que o Álvaro Teixeira é espontâneo e os pás são fruto disso. Marca a diferença entre a formalidade a que nos habituaram os média tradicionais e a frescura que os blogs e a net introduziram. Li quase todas as entrevistas que lá estão. Deveriam estar mais organizadas porque dá muito trabalho encontrá-las. Achei brilhante a maneira desorganizada mas inteligente como são conduzidas. Alguém me contou que um dia o ouviram discutir com uma miúda junto ao camarim de uma artista famosa porque ele não levava guião para a entrevista e a rapariga achava aquilo inacreditável e nada profissional. Pessoalmente acho brilhante o trabalho que ele desenvolve no blog com o qual não deve ganhar um cêntimo como a generalidade dos bloguistas.
Quanto ao nome do compositor também achei curioso tê-lo retirado. Talvez seja simplesmente para evitar polémicas estéreis como diz na discussão que manteve com um músico que não se identificou (ou se o fêz talvez lhe tenha pedido para não ser identificado públicamente). Ou porque não ache fundamental aparecer o nome do compositor visado. Talvez tenham chegado à conclusão, ele e o pianista, que não deveriam discriminar pejorativamente pessoas. Não me parece que isso seja importante. Importante é que o Álvaro Teixeira continue essa colaboração tão fundamental para a vida cultural portuguesa.
Como foi no tempo em que o vimos em programas como Outras Músicas e Forúm Musical a dirigir um grupo que fazia música contemporânea e que desapareceu não sei se por motivos pessoais ou institucionais. Gostaria que me explicasse porque abandonou o trabalho musical que foi tão bem recebido pelos músicos e pelos programas musicais de grande qualidade que existiam nessa época. Se algum dia lêr estas linhas receba os cumprimentos deste leitor ainda que atónito por ter abandonado o seu trabalho de criação e produção musical. Deve ter tido motivos muito fortes ou será que perdeu a inspiração de um dia para o outro? Se chegar a ler esta posta mas não lhe apetecer responder não ficarei melindrado. Receba os cumprimentos sinceros.

Re:Eu acho que é um pão

E deixa-te de andar com miúdas imbecis.

Volta a pedir-me o numero que eu dou-te isso e tudo.

Imbecil é você sua pseudo-artista.

Quero ver o seu trabalho no futuro... Há-de ser daquelas que ele vai escrever semana após semana (claro que isto é ficcão e ele nunca porá os pés nos seus recitaizinhos sem importância): "... a intérprete tem virtualidades... mas neste recital, talvez devido a má disposição condicionada por um certo mal estar mensal, não tocou uma nota certa". Tadinha!

Isto começa a dar outra vez

Arranquem os cabelos umas ás outras e desenbuchem que isto por cá precisa é de animação.

Re: Isto começa a dar outra vez

Mal se fala de merda neste forum, aparecem logo as moscas. O problema é que "merda e moscas" aparecem sempre juntas, por isso, qual é mais merda, a merda ou as moscas? Porque é que não falar da merda de que tanto gostam, para o cabeleireiro, em vez de conspurcarem este forum de cada vez que alguém diz alguma coisa inteligente? Faz-vos má impressão a inteligência? Às moscas o que é das moscas, às pessoas o que é das pessoas. Bem faz o Álvaro Teixeira em não permitir comentários no seu blog e muito bem fazem os que o permitem mas apagam a merda como esta. Infelizmente neste país, de cada vez que um espaço é aberto à discussão aparecem sempre as moscas. Quem gere este forum devia apagar imediatamente tudo o que não dissesse respeito exclusivamente às artes, acabavam-se logo as moscas.