Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Orquestra de Coimbra????

Estimado Forense

Não conheço a orquestra de Coimbra para sobre ela poder considerar o que seja. Sei que em Portugal existem poucas, exibem qualidade diversa e estão geograficamente muito mal distribuídas, como tudo o resto neste país.
Daí que, teoricamente, fere-me ouvir alguém pedir para fechar uma orquestra fora de Lisboa ou do Porto, arrepia-me!
Arrepia-me que Lisboa tenha várias orquestras subsidiadas por entidades públicas enquanto que não há dinheiro para subsidiar a das "Beiras", a do "Baixo Alentejo", uma outra no Minho e em Trás-os-Montes, pelo menos!
Há falta de dinheiro, todos sabemos, mas quando ainda por cima o vemos a ser distribuído sempre pelos mesmos é muito estranho ver alguém pedir o encerramento de uma em Coimbra e não a pugnar pelo incremento da sua qualidade.

Cumprimentos

Re: Orquestra de Coimbra????

Caros forenses
Eu não estou a pedir para fecharem a orquestra de Coimbra...
O que eu quero dizer é que neste pais se distribui o dinheiro pelas instituições tendo em conta o nível de conhecimentos ou influências da pessoa que está a frente e não da sua competência e qualidade.
Só assim se explica que tenham tentado fechar a Orquestra das Beiras para desviar o subsídio para a orquestra de Coimbra.
Isto são tudo jogos de interesses e tachos, pois quando fecharam as Beiras o então director artístico (Lourenço) não se importou porque estava já contactado para assumir o cargo de Director Artístico da Metropolitana, mas como é uma nulidade e de uma incompetência conhecida no meio musical, os músicos da metropolitana recusaram trabalhar com ele.
Ora os planos saíram-lhe frustrados, é então que aparece a Universidade de Aveiro a tentar pegar na Orquestra das Beiras mas com a condição de o Lourenço ser o director artístico… “ Tem de manter o Tacho”
Na Orquestra de Coimbra esta lá o Virgílio Caseiro que deve ter conhecimentos influentes, pois só assim se explica que esteja com o cargo de maestro e director da orquestra de Coimbra, este senhor para quem não sabe, quando a orquestração tinha por ex.: 2 flautas 2 fagotes, como só tinha um de cada punha um clarinete a fazer o papel da 2ª flauta e o uma trompa o de 2º Fagote, ou seja reorquestrava todo o reportório de Mozart, Hayden… etc… De onde apareceu esta personagem???? Só neste pais…
Agora o Maestro Álvaro Cassuto saiu da Orquestra do Algarve, foi para lá o Osvaldo Ferreira, mais uma inacreditável, como é possível acontecer uma coisa destas, este senhor pura e simplesmente não sabe dirigir, tem um currículo falsificado ou no mínimo exacerbado, pois não consigo acreditar que ele tenha sido assistente do Abbado tal a incompetência.
Por isto e muito mais, as orquestras quando fecham não é por acaso, pois tudo é feito consoante a necessidade deste ou aquele tacho, a qualidade nunca é posta em primeiro lugar para se subsidiar ou não este ou aquele projecto.
Um dia destes a Orquestra metropolitana também acaba pois qualidade é coisa que passa ao lado da cabeça da Gabriela Canavilhas.
Quem me dera que florescessem Orquestras por esse pais fora, mas com o mínimo de qualidade e com pessoas competentes, os tachos tem de acabar.

Cumprimentos
Músico

Re: Re: Orquestra de Coimbra????

Pelo que leio, escrito por si, são todos uns incompetentes. Já agora, que tal se acha como músico? aposto que muito competente, muito sério e muito apto a dirigir qualquer orquestra.
Mas também lhe digo que a melhor maneira de lutar contra os tachos e a incompetência, quando se é honesto, é dar a cara e denunciar com objectividade esses casos. E não venha com medos de represálias! A cobardia só favorece esses "incompetentes" que denuncia. Ninguém o toma a sério. Ninguém se põe do seu lado.
O melhor mesmo é acabarem com todas as orquestras e escolas de música e pôr os compositores a guardar ovelhas.
País do caraças! Não passamos duma provinciazita de Espanha.

Re: Re: Orquestra de Coimbra????

A questão que agora coloca, se bem entendi, o tráfico de influências entre a mediocridade instalada, não foi de todo perceptível no texto anterior.
Sempre lhe digo, no entanto, se pretende investir nesse assunto deverá fazê-lo a tempo inteiro e constituir larga equipa. É obra para décadas...

Cumprimentos

ps: estimado Virgílio, uma província de Espanha? Não me parece, todas com raras excepções desenvolveram-se exponencialmente nos últimos 20 anos!