Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Humanidade, onde estás tu?

Percebi porque apagou a gestora do forum as mensagens que poderiam responder ao caso do acidente do maestro Graça Moura imediatamente, visto que aquilo que se deu no passado sobre a AMEC e o que se deu recentemente mais abaixo sobre o concerto de tributo a Christopher Bochmann (também felizmente já apagado, pois era uma autêntica pocilga de invejas mútuas) ter-se-ia dado outra vez. Nunca pensei vir a elogiar a censura, mas de facto, se ela aqui não é feita, este forum, tal como o antigo da RDP torna-se um chafurdo.

Quero no entanto dizer uma coisa sobre o post Graça-Moura abaixo, que eu acho de uma baixeza moral e humana terríveis. Provavelmente quem o escreveu até irá à Igreja ou será cristão ou outra coisa qualquer, pelo menos, dada a alta percentagem de crentes neste país, tudo pode acontecer. Mas não é preciso ser religioso nem professar nenhuma fé para se ser minimamente humano, digno e decente.

Graça Moura, pelos vistos, sofreu um acidente gravíssimo, e a notícia é dada como se tratasse de um cão. Porém, nem um cão merece tal sorte, talvez até nenhum animal minimamente inteligente e com emoções, muito menos um ser humano. Graça Moura pode ter feito coisas más para a música, pode ter sido mau maestro, pode ter delapidado património. Os tribunais estão aí para o julgar, até ao final do julgamento, o arguido é um presumível inocente, mesmo que com fortes suspeitas. Mas, mesmo considerando que é culpado, a justiça prevê para cada crime, mal ou bem, um certo quantitativo e qualitativo punitivo. Quem mata outra pessoa poderá ser condenado a 20 anos de cadeia, terá sentido, mas para quem rouba uma maçã se calhar 20 anos é demais. Compreendem?

Não considero que os crimes de Graça Moura, mesmo se efectivamente provados vierem a ser, mereçam as duas pernas esmagadas, perfuração dos pulmões, que resultarão eventualmente numa vida deficiente numa cadeira de rodas ou mesmo a morte. Isto por um lado, e estou a tentar ser o mais frio possível dada a alarvidade do post.

Resumindo: o "castigo" do acidente, mesmo que fosse de origem divina, seria inadequado por demasiada bruteza a um crime fundamentalmente económico e que nem sequer foi ainda julgado, pelo que se presume inocente.

A grande questão fica pois: como é possível que um ser humano, supostamente culto pois está a par da AMEC e da orquestra, pelo que deve ouvir música erudita e essas coisas todas, ironizar e colocar um post destes apontado para outro ser humano que, tenha feito ou não o que fez, pode ficar incapacitado ou até morrer? Alegra-o o facto de uma pessoa ainda relativamente nova ficar com as duas pernas esmagadas, perfurar os pulmões e sabe-se lá mais o quê? festeja? Dá pulos de alegria? Que raio de ser humano é você, que não mostra nenhuma compaixão nem nenhum sentido da mais elementar justiça (pelas razões acima descritas sobre o equilíbrio crime-castigo)?

Eu acho terrível o que aconteceu e não sou nenhum admirador do maestro Graça Moura, antes pelo contrário, mas desculpem, se calhar sou eu que estou deslocado neste planeta, não consigo alegrar-me com a desgraça dos outros, muito menos com tamanha desgraça, por muito "merecida" que fosse. Como já disse acima, nem que eu fosse crente e a justiça viesse do Céu, aceitaria tamanha punição para tão pequeno crime, mesmo que provado. A dor dos outros é também a minha dor, e Graça Moura tem família e amigos, que decerto estarão agora a sofrer por causa dele. Também o alegra isso? também eles terão a culpa da situação da AMEC?

Depois ainda nos admiramos dos massacres no Ruanda, do Kosovo, do nazismo, e de muitas coisas mais. A palavra humanidade já não vale de nada, muito menos a compaixão. Agora é olho por olho e dente por dente, à americana. Temos de congratular mister Bush. Venceu. Conseguiu impôr no planeta a filosofia dos seus mandatos: dás-me um estalo e eu atiro-te uma bomba, a vida humana não vale um caracol, o sentido do tr´gico perdeu-se de vez.

Estou muito triste com o que vejo aqui. A gestora pode também tirar este meu post, não me interessa. Não insultei ninguém, clamei por humanidade. Mas ela já não se encontra aqui. Para os crentes cristãos, Cristo morreu em vão, e para os ateus, o espírito humanista também está morto. Idem para as outras crenças. Desiludam-se, meus amigos, agora estamos sozinhos, muito sozinhos, todos sozinhos.

Re: Humanidade, onde estás tu?

Caro amigo:

Já vi que voçê é dos "velhos humanistas" que acreditam que o homem não nasce mau e é a sociedade que o faz mau. Tem mostrado, pelo menos neste fórum que fiquei a saber que é uma gestora que o dirige o que aumenta a minha consideração pelas mulheres, ser uma pessoa de bem e por isso o trato por amigo. Digo-lhe que talvez tenha sido uma mulher, sem o saber, que desencadeou toda a fúria dos intervenientes da secção que foi bloqueada e pode ter a certeza que havia compositores envolvidos na polémica e se calhar houve um deles que ultrapassou todas as regras elementares e disso sabe-o um grupo muito restrito de pessoas e assim será. A bem da composição contemporânea em Portugal.
Quanto ao maestro Graça Moura fiquei atónito pelo que li. Nem sabia do acidente nem de que alguém que diz gostar de música se congratulou com um acidente dessa natureza. Acho que essa atitude diminui, ainda mais, a nossa tangencial passagem pela vida. Bem hajam os animais da selva (que mesmo esses estão cada vez mais ameaçados pela horrivel humanidade do homem)! Disse do homem sim. Porque desconfio que em sociedades dirigidas pelas mulheres tudo seria diferente. Por isso (e não só, he, he) gosto delas.