Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Morreu Naum Starkman

Escuitei algumas referências na Antena 2, mas nenhuma notícia na net.
Foi o primeiro ganhador do Concurso Internacional de Piano Vianna da Mota.
Dixo-se na Antena 2 que ao final da sua interpretação do Concerto para Piano número 2 de Rachmaninoff a emoção nos ouvintes era tal que se viam rostos com lágrimas.
Alguém sabe se se pode conseguir alguma gravação dessa peça concreta?
Desde aqui, esta lembrança com as melhores recordações e agradecimento a este talentoso pianista.

Re: Morreu Naum Starkman. Resposta a mim próprio

A gravação pola que perguntava existe no desaparecido selo Strauss, naquela edição de 12 Cds dedicada ao director Pedro de Freitas Branco.

Re: Re: Morreu Naum Starkman. Resposta a mim próprio

Olá!

Eu tenho esse cd, realmente a interpretação é bastante interessante, para mim ela demonstra entre várias coisas muita emoção dum jovem pianista (na altura) o que por vezes me deixou a sentir que a estrutura do concerto perdia um pouco a integridade. Principalmente porque o Shtarman a meu ver esquecia-se da orquestra que tinha dificuldade em acompanhá-lo, tal não era a sua velocidade e capacidade técnica na execução!!
Só tenho mesmo pena que a qualidade da gravação esteja tão má porque perderam-se muitos detalhes da interpretação. Ele tinha certamente dedos para se bater com o Horowitz.
Se precisares de ajuda para ouvir o cd contacta-me para "g o d o w s k y@clix.pt" (tira os espaços entre as letras, meti-os por causa do spam)

Re: Re: Re: Morreu Naum Starkman. Resposta a mim próprio

Cntaceti ao senhor mas não tivem resposta...se quere escrever-me estaria grato de contactá-lo.