Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
"Ombra mai fu"... de Gluck!!!

Hoje, no "Acordar a dois", a prenda de Judite Lima foi a ária "Ombra mai fu"...de Gluck!!

De duas uma: ou o CD estava fora do sítio, ou a cabeça (de Judite Lima) estava fora do sítio...

Handel

Re: "Ombra mai fu"... de Gluck!!!

Direi mais: Judite Lima está fora do sítio. Merecia melhor. O homem que pode saber muito (que me perdoe mas acho que sabe menos do que parece) monopoliza tudo. Não se cala, não deixa falar ninguém! Se fosse mais moderado todos ganhávamos. E ele também.

«You talk too much...»

Está no local certo, na A2, onde se fala sem parar. Se amordaçados falariam pelos ouvidos e nariz.
A simpática locutora contora ainda lhe dá luta, mas não há dúvida que ele tem uma embalagem que poucos conseguem bater.
Juntou-se ali uma quadrilha, autênticos papagaios, que não há maneira de se calar. Qual dos elencos e pior.
Parece que para escolher música é preciso justificações faixa a faixa, como no programa das cinco.
Curiosamente, a pouca música que passam é maioritariamente... vocal!

Re: «You talk too much...»

Agradeço os comentários, e acrescento o seguinte:
tendo em conta o que resulta das emissões produzidas até agora, tentaremos (a equipa do Acordar a Dois), e sobretudo eu tentarei, dosear melhor a palavra, dando mais destaque à música, valorizando, até, em certas circunstâncias, o silêncio. Isso, claro, não pode querer dizer que a Antena 2 deva ser uma "rádio-gira-discos". Quem se revê nesse modelo pode, desde já, desligar o botão durante as manhãs da Antena 2. Aos outros tentaremos oferecer a medida justa da palavra, desde que ela reflicta ideias ou sentimentos relevantes. É uma questão de grau e de critério. Até agora, e depois duma escuta crítica diária, reconheço: não acertámos ainda na dose "correcta". Pensamos que a emissão, sem deixar de ser "conversada" e animada, pode ser mais concisa. Tentaremos, por isso, melhorar. Dia-a-dia.
Quanto à proporção de géneros musicais, ao entrarmos no ar assumimos que era necessário "mostrar" mais música instrumental. Esse objectivo, porém, não pode servir para "calar" a música vocal, sobretudo tendo em conta as preferências espontâneas de Judite Lima e o quotidiano profissional de Ana Paula Russo. Seja como fôr, proponho ao ouvinte que não julgue o programa por uma emissão, num único dia, mas sim por um período (duas semanas, ou um mês). O Acordar a Dois, de resto, neste momento, não tem uma fórmula acabada ou fechada. Estamos a medir o pulso ao programa, e continuaremos a tentar apurar, diariamente, a melhor "solução". Por isso, todas as opiniões de ouvintes e "companheiros de trabalho", a priori, são válidas, incluindo as que lemos neste fórum, caso nos pareçam (como, o mais das vezes, parecem) resultar dum espírito de boa fé, não escudado, por exemplo, num "oportuno" anonimato.
De resto, desejo a todos uma interessante e prazenteira escuta, de ouvidos atentos, em nome da chamada grande música que todos nós, pela certa, amamos.

Re: Re: «You talk too much...»

Tenho escutado todos os "Acordar a 2" desde que foi alterado. Houve uma melhoria enorme . O Programa que nunca em meu entender foi bom, tinha-se tornado numa coisa sem pés nem cabeça.
Sinto, contudo, que ainda estão "perdidos". Se por um lado João Almeida me parece um comunicador bom, monopoliza bastante as emissões. Judite Lima em meu entender é das pessoas mais conhecedoras e competentes da Antena 2 e não se dá muito bem por ela. É pena. Mas também acredito que com os tempos as coisas se equilibrem. Os géneros musicais não discuto, embora alguns não me agradem muito. Mas parece-me que há moderação nas escolhas.
Há demasiada conversa, a ideia de levar outros colaboradores da antena a fazerem as suas escolhas é interessante, mas preferia que fosse uma vez por semana e nos outros dias fossem convidados de fora.
Lá a história dos "espiões" acho quase sempre um disparate. São ditas banalidades, alguns disparates a quererem chegar à erudição, e confesso que não tenho paciência. Gostaria mais que houvesse um músico, um crítico a fazer o mesmo trabalho. A ideia poderia ser interessante. E não é, no meu entender.

Espero, no entanto, que o programa se equilibre e seja ouvido com prazer.É o que desejo.

Re: Re: Re: «You talk too much...»

Oi Virgilio!

Vc é demais, cara!

Sempre pensei que vc fosse mais do tipo White Castle, tipo intelectual tricha, mas afinal vc é fogo mêmo...
Tou vendo que tu gosta do "acordar a dois". Vai nessa Virgilão! Acordar a 2 é bom mêmo, e é o melhor caminho para acordar a 3! Vai ver, tu vai gostar pa caramba.

Se precisar, é so me ligar para o meu celular!

Alex

Tiro o chapéu

Excelente resposta. Touché.
A ver vamos, mas dado o historial da emissora e da generalidade dos intervenientes, compreenderá os meus receios de que não haja grandes mudanças.
A A2 pauta-se, na minha muito modesta opinião, de ouvinte que já perdeu a conta de há quantos anos a ouve, por excesso de locução e carência de música, de excesso de música vocal em relação a música instrumental, de excesso de obras de curta duração em relação a obras de maior duração (veja-se o absurdo final da Música de Madrugada; é sempre a mesma coisa), sobretudo desde a mudança de século, enfim, tudo características que por serem oriundas das mesmas pessoas não vejo como possam vir a mudar.

Cumprimentos

Que tristeza (decepção e indignação)

Não se nota nenhuma melhoria. As promessas não passaram disso.
Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla
Sugiro que o Sr. ouça uma gravação do seu programa, depois a do dia seguinte e depois a do dia seguinte, e que se imagine no lugar dos ouvintes.
E quanto à música, veja se muda de letra depressa. Além do modelo, pobre, triste, infantil, fazendo lembrar a tristeza das 17 horas, não há pachorra. Ainda não percebi porque precisam de justificações para escolher a música.
(Já em relação aos compositores portugueses, é cá uma diferença... Aí não há filhos, nem brinquedos, nem a cidade onde vivem, nada! São compositores de segunda...)
Parece que pedem desculpa pelas escolhas, mas não é o caso, falam por falar, e bem podiam pedir desculpas, porque já estou farto de J. Adams. De certeza que ele já escreveu algo, uma coisinha qualquer que seja, bem melhor que as autênticas tretas que têm sido transmitidas. Tenho a certeza que é muito simpático, ele, mais o filho e os brinquedos, e a cidade onde vivem, os eléctricos, etc. (à falta de qualidade musical), mas caramba, que miséria de música. Como há quem se queixe de Cage e Reich, por exe,plo, se este é muito pior?
E o senhor nem sequer sabia que a autoria do Adágio de Albinoni é contestada? Onde tem andado? Mas sobre J. Adams aposto que sabe tudo e mais alguma coisa...
A esticar tanto a letra A nunca mais saímos daqui, nem nos livramos de J. Adams, pelo menos das obras piores que escreveu. Já nem falo do tremendo esforço que deve ser escrever obras tão curtinhas e tão repetitivas.
Já me esquecia, que apesar de não ter o apelido começado por A lá tivemos o Copland tão do agrado do director da A2, por mais que uma vez. Se algum dia se chegar à letra C (difícil, dado o andar da carruagem) aposto que ainda o vamos gramar outras vezes. Até tremo, só de pensar nalgumas letras, como o B e o G. Quanto ao B, de certeza que ainda termos bis no L, se lá chegarmos.
Em vez de dedicarem um período da emissão a músicos portugueses, não percam tempo, declarem o programa por inteiro como dedicado a músicos americanos. Ao menos estarão a ser verdadeiros. Já agora, vejam se descobrem algum que se aproveite.

Re: Que tristeza (decepção e indignação)

não se cala. É demais. Chega ao ponto de dizer: daqui a pouco vou-lhe perguntar porque fez este alinhamento. Caramba. Corta a palavra a todos para dizer banalidades. Será que não tem tempo para se ouvir?

Re: "Ombra mai fu"... de Gluck!!!

Peço desculpa - a minha cabeça estava de facto noutro lugar. Desde criança, na Fundação Musical dos Amigos das Crianças que aprendi que esta fabulosa partitura é de Handel.
As minhas desculpas pela asneira.
Até sempre, Judite Lima

Re: Re: "Ombra mai fu"... de Gluck!!!

Eu não lhe chamaria asneira, mas sim um engano. E um engano, qualquer um está sujeito a cometer. No que me diz respeito, desculpas aceites e assunto encerrado.

Handel

Quando assim é ...

Vale a pena aqui regressar, não para falar do novo "Acordar a 2", mas para saudar os profissionais que sem receio vêm a este espaço debater sem arrogância nem tibieza as críticas que lhes são endereçadas.
Poderia ter sido sempre assim e poderá ser assim no futuro. Assim o queiramos todos.
Bem hajam

Cumprimentos