Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Acordar a Dois: uma experiência

Pensei se havia de escrever este post... e decidi arriscar. É apenas uma experiência que, se correr mal (e eu cá sei quais são os critérios que presidirão a esse juízo), não se repetirá. Vou deixar aqui o meu alinhamento PROVISÓRIO do próximo Acordar, que vai para o ar na segunda-feira, dia 25. Convido-vos a opinarem sobre ele.

Despertar: Joaquin Turina, Sinfonia Sevilhana
Abcedário: Johann Ludwig Bach, Abertura em sol maior
Portugueses: Vitorino D'Almeida, Sonatina
Desconhecidos: Piet Swerts, Novelletten
Efemérides: J. Strauss II, Tritsch-tratsch Polka
Prenda: Horowitz, Variações Carmen
Iconoclastas: John Cage, Sonata V
Clássicos: Bizet, Sinfonia em Dó
Ping pong: pela natureza da rubrica, é segredo
Novidades: Sons de Belgais
Jazz: Carla Bley

Naturalmente que a Ana Paula Russo terá a sua quota de 50% de escolhas, e que eu, como sempre, não conheço antecipadamente. Mas a minha parte aqui fica. Se houver tempo (o que nem sempre acontece) o alinhamento será integralmente emitido, a não ser que o reveja. O que acham?

Re: Acordar a Dois: uma experiência

Caro João Almeida,
Também eu pensei se devia responder ao seu post...e decidi arriscar. (Sei que há sempre quem julgue as nossas palavras com intenções que nós não tivemos. É pois uma questão de acharmos que vale a pena ou não, falar nas coisas. E eu acho que sim. Vale a pena)

O "Acordar a 2", embora admire a maior parte das pessoas que tomaram parte na sua 1ª fase, foi um projecto que, à partida, em meu entender, não podia funcionar funcionar: um programa que ouvimos diariamente não resulta com desequilíbrios tão grandes. É uma chatice gostarmos muito às 3ªs e 6ªs e detestarmos às 2ªs e 5ªs (não corresponde exactamente à verdade).

Nesta 2ª fase esse desequilíbrio é menor em determinado sentido. Não quero ser dúbio. pretendo dizer que o programa é mais equilibrado durante toda a semana (apesar disso preferia o modelo de ter sempre as mesmas 2 vozes todos os dias) mas há há um maior desequilíbrio entre a sua voz e a voz de Ana Paula Russo ou Judite Lima. Em vários pontos: Talvez por não existirem técnicos - penso eu - a sua voz sobressai muito mais. Embora você seja um comunicador interessante fala muito ( e o falar muito até pode não ser dizer disparates, embora eu ache que às vezes diga uns sem grande importância e com alguma graça)

O problema da música que passa existe sempre. Não se pode contentar toda a gente, é evidente. Embora deva haver determinadas preocupações (digo-lhe que hoje e graças à Antena 2 - não oiço outras rádios - não suporto musicais americanos e começo a caminhar nesse sentido no que respeita ao jazz.E aqui procuro "desligar" porque não quero que isso aconteça. Há, sobretudo, grandes vozes e grandes intérpretes que não quero deixar de ouvir).

Não me agrada muito essa história de ter que ouvir todos os dias uma hora de música escolhida por um funcionário/colaborador da casa - com a agravante, pelo que depreendo, de se repetir daí a um mês. Uma vez por semana era mais interessante. Já agora: e porque não também uma hora de música escolhida por um ouvinte da Antena 2!?.

Essa dos "espiões" - e não tenho nada de pessoal contra os ditos, acho INSUPORTÁVEL. Até hoje foram comentários que não tiveram para mim qualquer tipo de interesse. Pelo contrário. Gostaria muito que fossem pessoas com mais conhecimentos a fazer esses comentários. Disparates e coisas sem interesse ouvem-se demais. Eles dizem o mesmo que eu diria no lugar deles. Não tenho dados para fazer comentários sobre música numa Antena 2. A minha opinião é para ficar entre amigos.

Portanto, e resumindo, o alinhamento provisório que aqui deixou, não tem em meu entender grande discussão, ou teria uma discussão infinita. Depois faltam os 50 % da Ana Paula Russo. Depois falta 1/3 de todo o programa com a tal "prata da casa" e falta o telefonema com alguém que vai escolher uma música e dizer umas palavras.

o "Acordar a 2" pode vir a ser um bom programa da manhã. Está em si fazer por que tal aconteça. Está bem acompanhado, você é um comunicador que, limando algumas arestas, pode fazer com que agrade ouvir o Acordar a 2.
Espero não ter sido muito agressivo e apenas pretendi dizer o que penso que devia ser alterado para ter prazer (mais) em ouvir o programa.

Re: Re: Acordar a Dois: uma experiência

Tomo nota de todos os seus comentários. Agradeço o espírito crítico e construtivo. Independentemente disso, tentaremos sempre melhorar o Acordar a Dois.

Re: Re:

A propósito do espião (onde é que já ouvi a voz dele?), além de ser perfeitamente dispensável tempo de antena a dizer que os concertos foram todos sem excepção um êxito, tem contribuido para que aqueles que só podem comprar um certo número de bilhetes por mês os encontrem antecipamente esgotados. É que a mesma fonte de informação tem dissecado o programa da temporada, infuenciando o ritmo a que os bilhetes desaparecem.

Re: Acordar a Dois: uma experiência

Mudança de planos (lá está: um alinhamento é sempre provisório até ao momento de ser emitido):
em vez de Turina deverei "passar" o final da 1ª Sinfonia de Brahms;
em vez de Horowitz ouviremos o desfecho do Concerto para piano nº 1 de Tchaikovsky;
e em vez de Cage teremos o Intermezzo do Quarteto nº 15 de Shostakovich.

Porquê: porque a data, 25 de Outubro, alude a essas obras (entre muitas outras, é certo, mas pareceu-me imperdoável não assinalar pelo menos as três acima referidas) e porque é sempre possível alinhar o Turina, o Horowitz e o Cage noutra ocasião... talvez no dia seguinte... ou na quarta... quem sabe...
O que vos parece?

Re: Re:

Em cima dum fim de semana, não creio que a sua sondagem funcione; muitas pessoas acedem à net apenas a partir das máquinas do emprego. Nem todos são doidos suficientes para pagar a enormidade que eu pago.
Para letra B, não está mau, mas repare que Bizet, Belgais e Bley também começam por B.

Re: Acordar a Dois: uma experiência

É arriscado, mesmo muito, mas registo com sincero agrado a postura.
Quanto à crítica / sondagem deixo-a para quem mais habilitado se sentir.

Cumprimentos