Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Casa da Música : a previsivel Grande Farra

A Academy of Ancient Music ( sim, a que foi dirigida por Hogwood) e o Coro da New Chapel de Oxford (sim aquele magnífico coro de rapazes) vêm ao Rivoli do Porto interpretar o Messias de Handel sob direcção de Higginbottom. Excelente.Organiza a Casa da Música. Hum hum.

Vai o crédulo com a máxima antecedência (1º dia da venda ao público) à bilheteira , e...já não há 1ª plateia. Vejam lá. Os melhores lugares (aliás os únicos do Rivoli onde se disfruta uma acústica minimamente decente) estão esgotados. Umas centenas. Antes de postos à venda. E porquÊ? É um banco, o patrocinador, como de costume? Não, estão cativos...para a Casa da Música. OK, digo eu, então se me dirigir à Casa da Música eles devem tê-los disponíveis. Dito e feito. Casa da Música: Oh não, caro senhor, lamentamos mas não temos bilhetes para o público. Então e a 1ª plateia toda cativa? Ah não sabemos, de facto está resevada para nós, mas não para o público.

Começa bem. Os amigalhaços, os tios, primas, enteados dos administradores, dos músicos (!?) e dos porteiros...guardam o mehor para si. Claro, já se anunciava: a Casa é um grande banquete para Eles, e grátis, e os restos para os tansos que compram bilhetes.

E se isto é agora, no Rivoli, que a Casa nem abriu, que será depois?

Esta gente é uma vergonha. Se eu quiser bilhetes para Salzburgo ou para o MET, vou à net, escolho e compro. No 1º dia tenho sempre óptimos lugares. Mas aqui, não. Tudo guardadinho, de borla, para a corja, e quem quer que se contente com as ultimas filas e as galerias.

E se a plateia depois estiver às moscas, como é frequente, com os músicos frente a um vazio e o publico lá atrás? Não há mal! Até é costume convidarem as pessoas, no intervalo, a mudar para os lugares vagos...

W.

Re: Casa da Música : a previsivel Grande Farra

Não tenha a menor das dúvidas e ilusões. Os lugares vagos vão ser mais que muitos. É que nesse mesmo dia e hora a SIC vai transmitir uma entrevista com um qualquer ponta de lança que acaba de chegar para um dos "três grandes" após a "chicitada psicológica" da semana anterior e na TVI a Quinta das Celebridades estará quase a chegar ao fim. Tudo emocionantíssimo!

Se os lugares forem apenas para os amigalhaços, o que vai abundar são, certamente, as incomodativas pulseiras, os casacos de peles, com o inevitável cheiro da naftalina misturado com perfumes caríssimos, os sussurros durante o concerto, em especial quando chegar ao Hallelujah com que termina a segunda parte (olha, querido, eu conheço esta "música"!!!), etc., etc., etc.

Creio que nessa noite valerá mais a pena ficar a ouvir a oratória em casa. Pelo menos não será incomodado pelos ignorantes, em número considerável, presentes na sala.

O Higginbottom é que não merecerá isso. Sobretudo porque, segundo creio, é a primeira vez que vem dirigir a Portugal.

Re: Re: Casa da Música : a previsivel Grande Farra

Receio que os vossos receio sejam fundamentados. Nas vezes em que me deparei com situações semelhantes, os VIPs tinham esses mesmos comportamentos, quando não estavam pura e simplesmente a dormir!