Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Não gosto muito do blog de José Carlos Araújo. Os posts que ele tem escrito, apesar de serem muito interessantes, têm demasiada informação, são excessivamente completos. Vê-se que ele percebe muito daquilo de que fala, mas eu aborreço-me um bocado a ler tanta coisa.
O que hei-de fazer
Apelo ao autor para que faça posts mais resumidos.

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

O Zé Carlos é talentoso mas jovém. Com mais tempo vai a perceber sozinho o que haverá de fazer.
Eu por minha parte espero que se lembre de servir a musica; Aquela grande e não de tornar grandes as coisas pequenas.
Fale de Bach de Monteverdi, de Scarlatti ou Pergolesi lembre-se que os mais elevados e os mais universais tornam-nós melhores e capazes de julgar as outras coisas de forma mais completa.

Re: Re: Gostaria de poder opinar sobre o blog de José Carlos Araújo

...mas para o fazer precisava de saber a morada!

Obrfigado.

Re: Gostaria de poder opinar sobre o blog de José Carlos Araújo

A morada é http://lusitanamusica.blogspot.com/

Quanto ao outro, ao senhor "eu", não vejo qual o problema com o blog de José Carlos Araújo, queixa-se de que ele fala exaustivamente dos assuntos que aborda e que os conhece profundamente

Eu nunca ouvi ninguém queixar-se de coisas boas, caro senhor; se o José Carlos Araújo tivesse um blog em que falasse de coisas de que não percebesse nada e sobre assuntos que não pudesse desenvolver, isso seria aborrecido, mas falar de algo que se conhece e ainda por cima dar muita informação, só pode ser excelente e acho que todos devemos aproveitar isso, não é todos os dias que alguém se põe a falar daquilo que percebe...

Cumprimentos e as melhoras,
organófilo

SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

«...tornar grandes as coisas pequenas.»????????????????????????????????????????
Senhor Massimo, sinto-me ofendido!
Com que então, acha que a NOSSA Música Histórica, o nosso legado musical de três séculos, é uma "coisa pequena"???
Rodrigues Coelho, Pedro de Araújo, Carlos Seixas, António Carreira, Lourenço Rebelo, Filipe de Magalhães, Rodrigues Esteves, Francisco António de Almeida, Heliodoro de Paiva, Jacinto do Sacramento, António Brocarte, Diogo da Conceição, são compositores PEQUENOS???? MENORES????? Não merecem que se fale deles??????

«Fale de Bach de Monteverdi, de Scarlatti ou Pergolesi...» Ah, muito bem, percebo... com que então acha que o reduzido legado de Pergolesi é mais meritório e mais interessante que três séculos inteiros de música portuguesa????? E quanto a Bach e Monteverdi, não acha que já há gente a mais a falar deles?? Já não há nada a acrescentar a Bach, o último século, até aos anos 70/80, acrescentou tudo o que faltava, é assunto esgotado.

Para além do mais, não insulte os portugueses. Dizer que Coelho e Carreira são "coisas pequenas" é o mesmo que dizer que os Jerónimos e o palácio de Mafra são obras menores! Que Camões, Bocage, Pessoa e Antero são poetas menores! Que Eça, Camilo, Herculano e António Vieira são escritores pouco relevantes! Que Sousa Cardoso, Almada, Frei Carlos, Nuno Gonçalves e Grão Vasco são pintores de má qualidade!

Não diga asneiras nem ofenda as pessoas, que para dizer mal de Portugal já cá temos os portugueses!

Eu não vou a Itália chamar "coisa pequena" a Frecobaldi, Zipoli, Storace e Rossi. Nem sequer aos que são verdadeiramente pequenos, como Bellerofonte Castaldi, Azzolino della Ciaja, Fiocco ou Sigismondo d'India, é uma questão de EDUCAÇÃO!
Não venha, portanto, chamar "pequeno" ao nosso Frescobaldi, não venha cá rebaixar o nosso Storace. Fica-lhe mal, além de não ser verdade, fica-lhe muito mal.

Desculpe que lhe diga, mas tinha-o em muito maior estima antes de saber que era capaz de escrever uma alarvidade desse tamanho.
Não conto por mais os pés num concerto seu, sei que a minha presença não lhe vai fazer muita falta, mas é a minha forma de protesto.

Respeitosamente,
António Eduardo de Sousa, um português ofendido.

Re: SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas eu não disse isso.
Não me entenda de maneira errada.
Só acho que o equilibrio seja a essencia do mundo. Falar bem do que é bom é importante e eu faço sempre questão de falar muito,muitissimo bem das coisas de Portugal. Já há muitas pessoas que me contactaram para dizer-me que fiz muito para Portugal.
Agora, acho que equilibrio e coerencia sejam importante para não cais em situaçoes confusas.
Não me parece de ter dito nada acerca da cultura Portuguesa e ainda menos dos Portugueses.
Espero que não se faça confusão nessa materia. Ao mesmo tempo se se estudasse melhor as tematicas das culturas universais poderiamos perceber onde poder colocar a cultura Portuguesa; esta é a ligação que me parece faltar.
Com consideração,
Massimo

Re: Re: SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Peço desculpa pela má interpretação.

Quando é o seu próximo concerto?

Atenciosamente,
A.E.S.

Re: Re: Re: SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

6 de Janeiro, Igeja do Mosteiro de Belém.
Venha a encontrar-me depois do concerto. Gostava de conhece-la.
Massimo

Re: SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda por cima tenho convidado o José Carlos em tempos não suspeitos (há dois meses mais ou menos) para actuar com o meu grupo no proximo mes de Maio.
Não entenda mal; Italia tem muitas coisas pequenas e muitas grandes. è importante saber quais.
Acho que o seu desabafo seja precipitado embora perceba qual é a razão do mesmo. Mas se ponderar bem o que disse poderá ver que não era no sentido que o Senhor entendeu ; ao menos que a minha escrita Portuguesa seja de tal forma errada de criar tão grandes desentendimentos

Re: Re: SENHOR MASSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sim, tem razão, foi de facto uma conclusão bastante precipitada a que eu tirei.

Agradecido,
A.E.S.

Re: Eu gosto do blog de José Carlos Araújo

http://lusitanamusica.blogspot.com/

O José Carlos Araújo tem, creio eu, 15 anos. Gosto do blog dele. Eu não era capaz de o fazer. Acho louvável. Espero que dure muito e tenha participação. A informação que ele pôe no blog não tem que ser lida duma só vez. Por isso não acho excessiva. Venham outros sobre música. Melhores se fôr possível (ou se alguém for capaz e estiver disposto a isso).
E tenhamos em atenção de que o blog começou há muito pouco tempo. Vai melhorando. O José Carlos é uma pessoa empenhada no que faz e isso é bom.
Por mim apoio-o na divulgação. Não posso mais, porque não sei.

Não gosto do blog de José Carlos Araújo????????

Nem tem nada que gostar, desculpe lá que lhe diga!!!

Quando tive uma troca de mails com o José Carlos, recentemente, por causa do blog, e soube que ele tinha 16 anos, fiquei realmente assim.

Eu sou organista, e quando penso no que sabia sobre Música Ibérica, sobre tablatura espanhola, sobre se havia ou não um "Libro de Cyffra" na Biblioteca do Porto, etc. quando tinha 16 anos, fico espantado com o José Carlos. Aliás, não me parece que ainda hoje saiba mais do que ele, mas isso é outra história...

Além disso, depois fui-me informar melhor, e fiquei novamente assim quando li alguns programas de recitais dele. Quando eu tinha 16 anos não tinha nada que se parecesse com o brilhante princípio de carreira que, pelo que vi e me relataram, ele já tem.
Nem eu nem ninguém! Quem, de todos estes importantíssimos organistas internacionais que se dedicam à música ibérica, tinha feito aos 16 anos os recitais com programas fantásticos e super exigentes técnica e musicalmente dentro desse entrincado domínio?

E, pelo que me disseram, ele não se fica pela exigência dos programas, a excelência da execução já tem fama no mundo da música em Portugal.

Penso que todos deveríamos estar muito caladinhos e esperar atentamente porque - oiçam o que vos digo - aquele rapaz vai dar muito que falar e não será daqui a muito tempo se seguir o ritmo actual.

Já agora, caro José Carlos, parabéns públicos pelos dois prémios do concurso "Carlos Seixas 2004".

Pois eu gosto do blog de José Carlos Araújo

E espero que venha a ser um grande intérprete e um músico sério. Que estude muito, que escreva e partilhe o que sabe. Precisamos de gente como ele.
A idade há-de amadurecê-lo e fazê-lo reflectir mais e melhor, mas quem começa assim tem certamente um futuro auspicioso. Que as desilusões do nosso pequeno meio musical nãoo façam desistir de sonhar, é o meu voto.

Eu adoro do blog de José Carlos Araújo

É mesmo muito bom, gosto imenso da forma erudita e metódica com que aborda todos os assuntos que escolhe.

Além disso, como podem ver, ele escreve muito bem.

Re: ... e tem mesmo só 15 anos???

Zé Carlos,

Segundo informação aqui prestada, julgo teres apenas 15 anos. E já em "andanças" deste calibre. Dou-te os meus sinceros parabéns pelas informações que tens disponibilizado no teu blogue e faço votos para que, mesmo contra ventos e marés, nunca desistas. O que não entendo são as justificações apresentadas por "Eu". Mas quer queiras quer não tens de as respeitar. Para que te respeitem a ti também.

não, já tem 16

fez 16, penso que em Agosto.

Re: Nessa idade, mais um menos um é irrelevante ...

... na minha é que já não.
Apenas estou estupefacto com a dinâmica deste jovem. Faço votos sinceros para que estejemos na presença de um futuro Leonhardt. Na idade do Zé Carlos, eu ainda bricava com Dinky Toy's!!!

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Caro Massimo,

é óbvio que Monteverdi e Bach são grandes, dos maiores que há; mas por não serem portugueses, a informação que existe sobre eles é sobremaneira abundante (felizmente). Quanto aos nossos, por serem portugueses, bons ou maus a informação é escassa (isto na melhor das hipóteses)! Partindo deste ponto de vista acho injustificada a sua crítica, mas é só a minha opinião :)

Cumprimentos

Re: Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Tudo bem, este é um assunto que seria interessante debater; com partituras e com coração e coerencia.
Gosto desta atitude e poderá estar certo que de minha parte haverá sempre atitude positiva nisso.
No proximo ano vou trazer o Te Deum de José Joaquim dos Santos para os festivais de Potsdam, Utrecth e Ambronnay entre outros.
Acha que não posso fundamentar estas minhas opinioes?
Nunca disse que a musica Portuguesa é má musica mas é importante que não se ponha tudo no mesmo "balde". Agora, que seja conhecida sim é preciso
Abrços sinceros,
Massimo

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Caro Massimo,

muito me agrada que vá divulgar o Te Deum do JJS para que no estrangeiro se possa conhecer e formar uma (várias) opinião(ões:) acerca desta obra.

Será demais perguntar qual o grupo que dirige?

Saudações pro divulgatio :)

Re: Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Caro Pedro,
A obra é o TE DEUM para 5 solos e orquestra.
Tenciono fazer esta obra também com a implementação de um coro da Camara de tres vozes por parte.
O agrupamento que actuará é o grupo que fundei e que dirijo. Chama-se "Divino Sospiro"
http://divinosospiro.no.sapo.pt/
Esperamos de servir a musica de melhor maneira possivel.
Um abraço e obrigado para ter percebido ás sinceras intençoes.
Massimo

passei a gostar do blog de José Carlos Araújo

caros forenses,

lendo os vossos comentários, percebi que têm muito mais razão do que eu. o blog é realmente fantástico, ainda para mais vindo de quem vem.

vou lê-lo aos bocadinhos, porque toda a informação que ele põe num único post leva-me pelo menos umas horas a "digerir" e a sistematizar...

enfim, é a sobredotação de uns e a incapacidade de outros...

atenciosamente, com os meus parabéns a josé carlos araújo,
eu

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Caro Massimo,

já tem em mente o Coro de Câmara que fará o Te Deum convosco?

Saudações curiosas :)

Re: Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Carissimo,

a minha intenção seria de abrir uma audição para coros de camara que achassem interessante participar no projecto.
Não quero que assuntos destes fiquem restritos a circulos. Tenho as minhas opinioes sobre o assunto mas acho que deveriamos deixar aberta as possibilidades.
È uma linha de criterios que já tenho utilizado e que por exemplo vou a utilizar em relação a cantores que no proximo mes de Fevereiro aproveitando da presença de um grande musico como Enrico Onoifri vão-se apresentar numa audição para serem escolhidos numas das nossas mais proximas producçoes.
Doutro lado alguns dos festivais estrangeiros onde iremos a actuar o Te Deum pediram a nossa disponibilidade para colaborar com coros indicados por eles. De um lado esta possibilidade não é má porque assim haverá coros estrangeiros de alta/altissima qualidade que irão a conhecer repertorio de musica Portuguesa. De outro lado estamos abertos a propostas e á disponibilidade de coros Portugueses para participar numa audição que possa decidir quem poderá fazer este projecto.
A sua curiosidade alegra-me muito,
Massimo

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Grato pela resposta :)

Já agora, coro de câmara de quantos elementos; 12?

Re: Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

A partitura consta de 5 vozes que não sempre se unem nos coros finais.
A coisa é mais complexa pois de facto os solista podem ter função de coro nos finais.
Eu quero um coro já que estamos a chegar á conclusão que esta obra foi escrita para uma ocasião muito importante , o nascimento da princesa da csa real, e por isso quero que o resultado seja o mais declamatorio possivel. Daí a ideia de ter o coro nos andamentos mais ununciativos (?). Poderei no entretanto utilizar o coro só nos momento onde a quatro vozes, nesse caso teremos 12 vozes, tres por parte; se numa analise mais atenta chegarmos á conclusão que a partitura presupoe o utilizo das duas partes de soprano nos coros finais passeremos a utilizar 15 vozes. Em principio acho esta ultima a ideia que mais respeita a partitura.

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

Novamente grato pela resposta e esclarecimentos :)

PA

Pois eu gosto [e muito] do blog de José Carlos Araújo

muito mesmo

Re: Não gosto do blog de José Carlos Araújo

"Eu não vou a Itália chamar "coisa pequena" a Frecobaldi, Zipoli, Storace e Rossi. Nem sequer aos que são verdadeiramente pequenos, como Bellerofonte Castaldi, Azzolino della Ciaja, Fiocco ou Sigismondo d'India"

Este deve ser o name-dropping mais gratuito que já li.

Re: O que é isso?

O que é um "name-dropping"? porque é que as pessoas não podem simplesmente falar português?