Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Concerto Lopes-Graça

Sábado dia 8 de Janeiro pelas 18h na Basílica dos Mártires, ao Chiado, o Ensemble Vocal Capella Mundi apresenta a 1ª Cantata de Natal de Fernando Lopes-Graça. Do concerto constam ainda Gloria, Puer Natus, Lullay my Liking e Five Carols de Rodney Bennett.

A entrada é livre.

Re: Concerto Lopes-Graça

Bem hajam por mais esta iniciativa; todas não são demais para homenagear o grande FLG!

Cumprimentos

Re: Re: Concerto Lopes-Graça

At eu, a quem o canto “a capella” nunca entusiasmou, e que esperava ir ouvir também o órgão, nunca dei por tão bem empregue o tempo gasto a vir de Sintra para um concerto como ó de ontem, nos Mártires.
Que grande interpretação, só possível por se tratar de verdadeiros cantores – podem bem continuar, que vale a pena!
Que grande cantata, feita de melodias populares de Natal, por Lopes Graça. Grande em todos os sentidos!
Tivemos oportunidade de ver como o compositor sabia explorar, ao máximo, as mais insuspeitáveis capacidades da voz humana ... e até da língua portuguesa. Quem lhe terá ensinado Fonética e Linguística, na Faculdade de Letras? Que bem ele soube usar este aspecto da sua cultura!
Durante as décadas de 60 e 70, a Emissora Nacional, Lisboa 2, mantinha-nos, semanalmente, a par dos resultados da recolha, feita por L. Graça e M. Giacometti, da música de todas as regiões do nosso país. Embora eu tivesse de estudar, enquanto ouvia o programa (pois já ganhava a vida), ele não deixou de me entusiasmar pela etnomusicologia, interesse que tenho desenvolvido.
É claro que não nos davam a ouvir canções como “Os Homens que Vão p’rá Guerra” e outras semelhantes. Essas, só as conheci em 1974, maravilhosamente harmonizadas por Lopes Graça, e cantadas pelo coro da Academia, com ele próprio, ao piano.
A RTP gravou um desses recitais. É pena não voltarem a apresentar ou não editarem todos estes programas.

Re: Re: Re: Concerto Lopes-Graça

Nem de propósito: a A2 acaba de retransmitir um concerto, seguido de entrevista com o pianista russo Alexei Eremine que disse conhecer a musica popular portuguesa através da recolha de Lopes Graça, e considerar muito importante este trabalho.

Re: Re: Re: Concerto Lopes-Graça

Gostei do Bennett, um estilo britânico cujo espírito creio ter sido bem captado pelos intérpretes;mas a Cantata do Graça essa sim, enche-me as medidas...Nota-se que o grupo alia a uma grande qualidade, uma maturação na obra que lhe permite uma certa desenvoltura na interpretação, embora talvez a um ou outro número da Cantata não fizesse mal mais algum tempo de trabalho. Uma das peças femininas é de uma complexidade rítmica assinalável (e aqui por mim assinalada!:) e duma periclitância estrutural absolutamente deliciosa!

Parabéns à Capella Mundi e muitos anos de vida a este grupo que tão bem fez à música do grande FLG!

Re: Concerto Lopes-Graça

Passei na Fnac do Chiado, e ao que parece encontra-se esgotado o CD duplo com as Sonatas do Graça. Chegaram pouco antes do Natal e esfumaram-se num ápice!

Saudações