Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
informação sobre a morte de Oliveira e Silva

Domingo, 16 de Janeiro 2005





Homem morto a tiro num restaurante
Um homem de 72 anos foi baleado no tórax anteontem à noite, num restaurante, em pleno centro da Torreira. A vítima encontrava-se a jantar com uma senhora, o que leva a crer que se tratou de um crime de origem passional

António Oliveira Silva, de 72 anos, natural de Estarreja, foi baleado à queima-roupa quando, anteontem à noite, se encontrava a jantar num restaurante, em pleno centro da Torreira, concelho da Murtosa. O homem residia em Lisboa, mas ao que apurámos tem uma casa de praia na Torreira e era pai da jornalista da SIC, Joana Latino.
O crime ocorreu poucos minutos antes das 21 horas, quando António Oliveira Silva partilhava o jantar com uma senhora, ao que tudo indica originária do Porto. Ambos foram interrompidos pela entrada do alegado homicida que os terá ameaçado com uma caçadeira, acabando por disparar contra o tórax de António Oliveira Silva, que perdeu a vida alguns minutos depois.
Tudo leva a crer que se tratou de um crime com origens passionais. Ao que o Diário de Aveiro conseguiu apurar, a senhora que acompanhava António Oliveira Silva manteve um relacionamento anterior com o alegado homicida, tendo ambos uma filha. Ao que soubemos, a senhora terá comentado que já não era a primeira vez que o suspeito – Álvaro Ferreira, de 58 anos, originário do Porto – ameaçava a vítima de morte, tendo-lhe tentado telefonar (não atendeu) momentos antes do crime, alegadamente com a mesma intenção. A mesma fonte fez ainda saber que António Oliveira Silva apresentou uma queixa à GNR contra o suspeito, há 15 dias, baseando-se no facto deste o andar a «importunar».
O suspeito foi ontem ouvido durante todo o dia, no Tribunal de Estarreja, que acabou por lhe aplicar a medida de coação máxima. O suspeito fica em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Aveiro a aguardar julgamento.

Alguns passos até ao crime

O suspeito terá entrado no restaurante «Avenida Praia», com uma caçadeira, dirigindo ameaças de morte à sua ex-companheira e a António Oliveira Silva. Primeiro o suspeito terá encostado a arma ao ombro de António Oliveira Silva, depois à ex-companheira, acabando por disparar contra o homem, à queima-roupa.
Após o disparo, o homem ter-se-á sentado numa cadeira, permanecendo estático no restaurante, como nada tivesse feito. De acordo com o capitão Afonso, da GNR de Ovar, o alegado homicida acabou por ser detido pelos clientes que se encontravam no interior do estabelecimento até à chegada dos bombeiros, GNR e posteriormente da Polícia Judiciária de Aveiro. A caçadeira utilizada no crime foi apreendida, desconhecendo-se no entanto se o autor do disparo era portador de licença de arma ou não.
A vítima foi transportada pelos Bombeiros Voluntários da Murtosa para o Centro de Saúde local, de onde foi transportada para a morgue do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.