Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Homenagem a António de Oliveira e Silva

Caros Amigos:
Para mim o António era o Amigo - como um irmão, que nunca tive.
Conhecio-o no início da década de 70 - junto ao S.Carlos e nesse dia colocou nas minhas mãos uma violeta belíssima com a qual tive as minhas aulas com o Prof. François Broos.
Na década seguinte, tive o prazer de integrar o naipe de violetas da Orquestra do TNSCarlos - durante um ano aprendi a beleza da ópera - sobretudo através do António e de minha irmã Irene. Lembro-me que quando as récitas terminavam, nós os três, com mais alguns músicos, permanecíamos no fosso de orquestra, onde não queríamos perder a magia da ópera. Apesar de terminada ela continuava presente no nosso cérebro e nos nossos corações. Essas noites eram sempre mal dormidas!
Depois fui cimentando esta amizade em encontros am casas de amigos comuns, onde à volta da mesa, o assunto era quase sempre o mesmo - a paixão pela música e a vontade de remar contra uma determinada maré.
Nos anos noventa, já como peofissional na Antena 2, convidei o António para partilhar um programa comigo - chamámo-lo de Café do Chiado - ou uma página esquecida, em memória de Lopes-Graça. Durante um ano, semanalmente construímos um programa e sobretudo, reafirmámos a nossa amizade.
Ainda hoje recordo com saudade aquele tempo - a preparação do programa, a escolha do convidado a articulação das perguntas - era como se estivéssemos a fazer música de câmara. Já nos conhecíamos tão bem, que um olhar era o suficinte. Posso afirmar que foi o tempo em que mais me senti realizada profissionalmente.Tinha e tenhouma profunda admiração pelo António, na medida em que era, e através dos programas da rádio ainda é, um homem curioso, culto e um excelente comunicador.
Actualmente dedicava-se de alma e coração aos seus alunos da Escola Profisisonal de Artes da Beira Interior - deixou raízes - estou certa que pessoas como Rogério Peixinho ou Ricardo Mateus vão continuar a sua obra e o seu sonho.
Recordêmo-lo assim e não através de notícias sinistras e macabras.
Façamos como o António - amemos e respeitemos a Música.uma página a não esquecer.
Desculpem este desabafo.
Judite Lima