Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
Luisa

Estou apaixonado e ela chama-se Luisa!

Confesso que entrei no mundo da musica dita classica há pouco tempo (por causa dela, que é pianista!) e, noutro dia ao ouvir na antena 2 o indicativo do programa 'Ressonâncias' fiquei encantado!
O meu alemão não é muito famoso, mas tenho praticamente a certeza que se ouve muito claramente o nome Luisa. Uns amigos dela dizem-me que é de Schubert, mas nenhum conhece o titulo.
Alguém me pode ajudar a arranjar esta música?
Tenho praticamente a certeza que ela ainda nao a conhece (ela aconselha toda a gente a ouvir mas diz que ja nao ouve a antena2 ha muito tempo!) e gostava de lhe fazer uma surpresa...

Se conhecerem outras musicas com o nome dela, por favor indiquem-mas! Para já apenas tenho o Jobim...
Obrigada!

Re: Luisa

Tem a ópera "Louise", de Charpentier, um clássico, embora oferecer uma ópera que demora aí umas duas horas e meia pelo menos talvez não seja a melhor opção de sedução...

Re: Re: Luisa

E ainda a ópera "Luisa Miller", de Verdi...

Re: Re: Re: Luisa

E a zarzuela "Luisa Fernanda", de Torroba...caramba, que isto dos nomes vem-me só às pinguinhas!

Re: Luisa

Embora você queira uma peça com o nome da sua amada, se calhar ela apreciaria simplesmente uma bela peça romãntica de música. porque não alguma das seguintes:


"Adagietto", da 5ª Sinfonia de Mahler (um must...!)

"Prelúdio e Morte de Isolda", da ópera "Tristão e Isolda", de Wagner (outro must...)

"June", do álbum "As Mãos", de António Pinho Vargas

"Quarteto de Cordas nº1, Sonata a Kreutzer", de Janácek

"2º Concerto para Piano", de Rachmaninov, mas este já ela deve ter...

"1º Trio, para violino, violoncelo e piano", de Brahms


e etc...

Re: Luisa

A peça que procura (indicativo do programa "Ressonâncias") é uma canção (Lied) de Schubert, intitulado "Der Jüngling an der Quelle". No texto é realmente mencionado o nome de Luisa, por quem "as folhas e o riacho suspiram".

Saudações

Re: Re: Luisa

Olhe lá, e porque não lhe dá também o livro da Luisa Castelo Branco, que é uma grande escritora?!...
Ela ia adorar e você também.

Re: Re: Luisa

Tenho uma enorme ternura pela canção Der Jüngling an der Quelle D300, que ouço em casa com enorme frequência.
Quando ponho o disco, a minha filha Luisa de 2 anos ouve os primeiros arpejos do piano e diz logo "Olha a canção da Luisa".

Sugiro uma destas gravações
Fischer Dieskau - Schubert 21 Lieder (é a que é escutada no Ressonâncias)
ver
http://www.iclassics.com/productDetail?contentId=4882
ou
Hyperion Schubert Edition - A Voyage of Discovery
Aqui é cantada por Christoph Prégardien
ver
http://www.iclassics.com/productDetail?contentId=7319

Lembro-me de ter tido alguma dificuldade em encontrar a partitura desta canção porque ao contrário da maioria das canções de Schubert esta não tem numero Opus. A sua referência é D300 do catálogo Deutsch. Significa isto que só foi descoberta muito mais tarde?

Cumprimentos

Re: Re: Re: Luisa

Olha lá, caro apaixonado, por acaso a sua Luísa do piano não é a pianista Luísa Ferreira, que estudou na ESML?

Re: Luisa

Ou a Luisa Dedisin, do Conservatório Nacional? Se for, tem de facto muitas razões para se apaixonar, ela é uma rapariga encantadora!!

Re: Re: Re: Luisa

Muito obrigado!
Especialmente a Meneses e a Pedro Alvares por indicarem o nome do "lied" e forma de o encontrar. E a Sérgio Azevedo também pelas sugestões!
A Luísa Castelo Branco é que bem pode ficar na livraria...