Forum Português de Música

Fórum onde se discute música clássica e cultura em geral.

 

Forum Português de Música
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Concerto no novo órgão de Vagos

Como felizmente estava em Aveiro, fui ouvir o concerto no ciclo de inauguração do grande-órgão da Igreja de Vagos.
Antes de mais, digo que adorei.
Que idade tem, ao certo, José Carlos Araújo? Nas notas biográficas do programa, bem como no post anterior, diz que J. Carlos Araujo nasceu em 1988. Mas eu não acredito que, com 16 ou 17 anos, se possa tocar daquela forma um programa tecnica e interpretativamente tão transcendente. Particularmente a fuga que conclúi a tocata em Sol menor, BWV 915, de Bach, é de uma dificuldade a todos os níveis avassaladora.
Alguém me esclareça, sff.
Em todo o caso, e seja qual for a idade do organista, foi um concerto extraordinário.

Re: Concerto no novo órgão de Vagos

José Carlos Araújo nasceu em 15 de Agosto de 1988. Tem, portanto, 16 anos.
A fuga é muito gira, não é? Quando estava a preparar o concerto, o José Carlos tocou-a algumas vezes para mim e gostei imenso dela. Para além de ser extraordinariamente difícil, é música de uma qualidade imbatível.

Cumprimentos,
Mariana

www.josecarlosaraujo.blogspot.com

Re: Fuga da Toccata em Sol menor, BWV 915

Não exagerem. A fuga não é assim tão transcendente. É bastante arrevesada, mas «tocável». Precisa-se de pelo menos de um par de semanas para tocar "as notas todas" e mais algum tempo para formar ideias sólidas acerca do caminho a seguir em termos interpretativos, mas o prazer de apresentar uma obra de grande fôlego em público vale o esforço.
Ouvi alguém dizer, certa vez, que a fuga era demasiado extensa para que se conseguisse manter a concentração. Não me pareceu, por acaso. Demora cerca de 6 minutos. Imaginemos, por exemplo, a enorme fuga da grande sonata Op. 106 de Beethoven (Hammerklavier). Há quem a toque...
Gostei imenso do concerto. O novo órgão é magnífico.
Parabéns à Paróquia de Vagos. Também no seu caso valeu a pena o esforço.